COMO LIDAR COM AS INCERTEZAS?

      Lidar com as incertezas envolve fazer escolhas. Em vários momentos de nossa trajetória já enfrentamos situações em que tínhamos de escolher um caminho dentre inúmeros. A tarefa de eleger nem sempre atende nossas expectativas. Há sabores e dissabores, que constituem parte importante em todo esse processo de tomar a melhor decisão. Nunca teremos total certeza em uma escolha que fizermos.

      Esse impasse nos acompanha desde a mais tenra idade, pois ninguém nasce pronto e acabado. Logo na escola somos impelidos a decidir em torno do melhor brinquedo, da matéria com mais afinidade e do professor do qual mais gostamos. Esse é um ambiente onde o processo  de escolha começa a manifestar-se para nós, pois a partir daí que iniciamos a conquista de autonomia.

      Na adolescência, as incertezas se intensificam. A necessidade de transgressão e desbravar o novo acaba levando à situações que exigem a capacidade de optar por aquilo que mais for conveniente. Mesmo que seja uma fase repleta de conturbados momentos e que por vezes levam a consequências danosas, ocorre um enorme aprendizado em relação aos acontecimentos.

      Na fase adulta, aumenta-se as responsabilidades e o cotidiano demanda forma de lidar eficazmente com as incertezas. Para aqueles que vivem num matrimônio, possuem filhos, além de decidir para si tem de decidir pelos outros. Ser adulto significa defrontar, no âmbito familiar, laboral e interpessoal com terceiros, muitas inseguranças.

      As incertezas nos acompanham ao longo de todo nosso caminhar e tentar driblá-las ou negá-las apenas contribui para maior irresolução. Alguns se apoiam na religião, buscando uma espécie de auxílio transcendente. Outros levam a base do hedonismo, deixando para o acaso. Atualmente, em um  mundo com demasiados estímulos, o incerto se torna complexo. Mas somos livres e, com essa liberdade, podemos experimentar novos sabores. As dúvidas também têm suas surpresas. 

Vitor Lucas



Comentários

  1. Como sempre, um excelente texto… Kant, um dos principais filósofos da modernidade (se não O principal), disse ser possível avaliar a inteligência de um indivíduo, pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar. Esse texto me fez refletir as muitas incertezas que não suporto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas