As Vantagens de Ser Autista

 

Este título pode, à primeira vista, ser questionável e controverso: existe alguma vantagem em ser autista? Primeiro, deve-se esclarecer que não é criação própria. Para quem é cinéfilo ou apaixonado por filmes do âmbito da temática adolescente, devo isso à película "As Vantagens de Ser Invisível", de 2012, dirigido por Stephen Chbosky, autor do livro homônimo. Retomando a pergunta inicial, respondo que há muitas vantagens em relação a ser autista. Medos, inseguranças e percalços, fazem parte da vida de qualquer um, inclusive dos neurotípicos.

Entendo claramente a realidade de muitos pais e familiares, que enfrentam na maioria dos casos um espectro autista mais regredido, exigindo atenção diária redobrada, em todos âmbitos: terapêutico, emocional e social. Muitas são crianças ou já adultos, que possuem acesso ou não à tratamentos adequados, tendo toda uma jornada pela frente para alcançar bem-estar e qualidade de vida.

Muitos pais têm de lidar com inúmeros desafios no cotidiano, que desgastam emocionalmente e fisicamente, como consequência, veem o autismo no campo da negatividade, da inimizade, algo que os impedem de bem conviver com seus filhos, desejando, assim, o surgimento da suposta “cura”. Em verdade, acredito que ter um neto, sobrinho ou afilhado parte do espectro autista não seja o problema. É muito comum em nossa sociedade a romantização da paternidade e maternidade. Pais, logo na gestação, sonham que seus filhos serão jogadores de futebol, o melhor do time na escola; a filha será aluna exemplar da escola e a "princesa" da casa. Tudo isso está relacionado à vários outros fatores que não explicitarei aqui.

Não nego a possibilidade da existência de talentos excepcionais para o esporte, artes e a ciência no espectro autista. Entretanto, nem todos são assim. É imprescindível frisar a necessidade de desmistificar o mito do matemático genial. Somos seres humanos, não robôs. Familiares e pais, devem aceitar o filho sem exceções, pois quando se escolhe ter um, devemos arcar com toda a responsabilidade. Como diz o ditado popular: nem tudo nessa vida é flores.

As vantagens de ser autista reside no fato que estamos aqui para contribuir com a sociedade, ao contrário do que se pensa, somos capazes de ir muito mais além do que nos é dito. Com o apoio de várias intervenções terapêuticas, familiares, escola e amigos, com certeza estamos mais aptos a conviver em sociedade e a lidar com os imprevistos com equilíbrio e temperança. Neurotípicos costumam ter a convicção de que já sabem tudo que precisam, pelo menos tenho essa impressão. Por mais que haja preconceitos e discriminação, sempre teremos apoio e os nossos direitos, a cada dia que passa, são garantidos e reafirmados com muita luta coletiva de toda a comunidade.

Em 18 de junho se celebra o dia de Orgulho Autista, apesar da pouca visibilidade dada à esse dia. Há a necessidade de ir além da mera conscientização, comemorada no dia 02 de abril. Não há nada que se lamentar ou se envergonhar por ser autista. Pertencemos a essa humanidade diversa e múltipla. A neurodiversidade é uma realidade e sempre esteve presente, agora, ignorá-la é afirmar a exclusão social e o preconceito. Todo autista é capaz de ser o que ele quiser, ir aonde quiser, ter autonomia e ser independente. O posto de "invisíveis" já não é mais um figurino adequado. Um nova história começa: as vantagens de ser visíveis...

Vitor Lucas

 

Comentários

Postagens mais visitadas