FELIZ ANIVERSÁRIO

 No dia de nosso nascimento comemoramos, ao mesmo tempo, a renovação e refletimos sobre a nossa trajetória até o presente. As marcas dos acontecimentos estão expressas nas mãos, na face, nos pés e em todo nosso corpo. Haverá, claro, aqueles que são mais calejados e as intempéries da vida mostram-se com mais nitidez. Acabamos batizando esse dia de "aniversário". Retomando à etimologia, basicamente, significa o retorno à data em que fomos concebidos neste mundo. Sendo assim, poderia dizer: todos nós temos o nosso natal.

Sempre há as lembranças das festas da infância, carregadas de brincadeiras, guloseimas, doces e o famigerado anfitrião, o bolo de aniversário, como na tradição, o último a ser servido aos convidados. No caso do espectro autista, essas festas podem ser incômodas e perturbadoras, principalmente os familiares, como de praxe, dizendo sempre as mesmas coisas: "você cresceu"; "menino que virou grande"; "está se tornando um homem". E assim segue a ladainha. Obviamente, segundo as leis da natureza, todos crescemos e envelhecemos!

Esse ser aqui que vos escreve, completará proximamente o vigésimo terceiro ano da juventude. Muito ocorreu até esse ponto, inúmeras conquistas, mas como qualquer ser humano, houve falhas e erros que merecem reflexão. Sem deter-me demasiado nas negativas, acredito que o aniversário possa ir além do aspecto da festividade, em momentos como o de agora, pode ser uma oportunidade para aprendermos a parar, a observar e sentir lentamente. 

As palmas de mais um ano de vida, podem ser barulhentas ou silenciosas. Todos os anos esperamos renovar os nossos compromissos com a vida, por mais que a situação esteja conturbada, devemos estar munidos da expectativa de melhorar e descobrir o novo. Haverá no dia da comemoração de cada, um espaço para rememorar sua própria caminhada. 

Vitor Lucas



Comentários

Postagens mais visitadas