POR DENTRO DO ESPECTRO

 

Olá, sou o Elder Testi, psicólogo, formado pela PUC-Campinas e coadjuvante do presente Blog. Em uma outra oportunidade, espero me apresentar melhor, mas neste momento gostaria de falar superficialmente sobre o autismo e inaugurar aqui uma série de textos sobre o posicionamento que os cuidadores, familiares ou equipe terapêutica precisa ter para auxiliar no desenvolvimento da criança, adolescente ou adulto com TEA (Transtorno do Espectro Autista), além de abordarmos alguns assuntos a respeito dos tratamentos, dentre eles, a Análise do Comportamento Aplicada, ou ABA (Applied Behavior Analysis), que tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas; cognitivas, sociais e de atividade de vida diária, promovendo autonomia e qualidade de vida.

Todos nós, enquanto seres humanos, nos esforçamos diariamente para nos encaixarmos no mundo. Tentamos encontrar nosso espaço na família, na sala de aula, no grupo de trabalho da faculdade ou nas atividades laborais da empresa. Empenhamos energia e, muitas vezes, nem damos conta disso, seja pelo fato de ser algo comum, habitual, naturalizado ou pelo fato de estarmos alheios (alienados) à realidade à nossa volta. No entanto, isso se dá pela forma neurotípica de pensar e agir no mundo, o que não necessariamente ocorre com o TEA.

Portanto, antes de qualquer intervenção, a primeira coisa que precisamos fazer é se colocar no mundo do autista, tentar ver a realidade com os olhos dele e a partir daí propor as ações necessárias, não para que ele se encaixe no modo neurotípico de agir ou de pensar mas, para que ele tenha qualidade de vida, autonomia e dentro do que lhe é possível cognitivamente, estudar, trabalhar e conquistar sua independência. O presente Blog, tem justamente o objetivo de oferecer a você, leitor, essa oportunidade de ver a realidade pelos olhos de alguém que vive, sente, pensa e age atipicamente.


Elder Testi
CRP 06/161215


Comentários

Postagens mais visitadas