UM ESPECTRO NA UNIVERSIDADE - PARTE 3

 

A universidade pode ser muito mais que os estudos. Antes de tudo, tive de enfrentar semanas e noites de estudo, construindo uma preparação para lidar com as inúmeras provas que viriam pela frente. Quando entrei na universidade, fora um sonho realizado, pois sabia muito bem do esforço que havia empregado para estar naquele lugar. Para muitos é impossível, quase inimaginável pensar que um dia estará presente em uma cerimônia de colação de grau e carregará de volta para casa, depois de muito trabalho árduo, um diploma comprovando a sua trajetória acadêmica.

Obviamente, o único desafio presente na universidade não é apenas a disciplina e a dedicação aos estudos, além disso, há a construção de relacionamentos com os colegas e professores. Desenvolver amizades ou companheirismo durante esse período da vida, pode ser muito enriquecedor e significar muita coisa. Entretanto, nem todos conseguem obter êxito nessa empreitada. Estabelecer laços com as outras pessoas, para nós que somos parte do espectro autista, é muito complexo, como já disse em vários outros textos anteriores.

Nos trabalhos de grupo, há uma necessidade de compartilhar ideias, discutir e dialogar. Mas parece-me muito mais fácil ficar em silêncio e aceitar o que os outros dizem. Na grande maioria das situações é muito mais confortável, quando existe a possibilidade de eleger assim, fazer os trabalhos e obrigações acadêmicas individualmente. Claro que não permanecemos totalmente sós, mas sempre temos aqueles com quem mais conversamos e partilhamos o dia a dia, falamos sobre as angústias e as expectativas quanto ao futuro profissional.

Há vários caminhos que podem ser adotados para melhorar a sua socialização, seja você neurotípico ou neuroatípico. Participar de grupos de estudos ou trabalhos voluntários na universidade pode ser um bom começo para construir uma rede de relações mais ampla e proveitosa. Com certeza pode se ter muito mais do que apenas o conhecimento acadêmico. Na partilha existe a aprendizagem, que pode oferecer muitas oportunidades e abrir muitas portas para o futuro. Estabelecer vínculos é uma tarefa que exige muito esforço e, os resultados, podem ser recompensadores. Viver a experiência de estar na universidade, pode se ter muito mais do que se imagina, devendo estar acompanhada de outros fatores que são fundamentais, indo além do bom desempenho em sala de aula.

 Vitor Lucas




Comentários

Postagens mais visitadas